Voto pela Internet

A Agência Câmara publicou hoje uma noticia falando de um projeto, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que eu achei muito legal, apesar de que alguns detalhes poderiam mudar minha opinião a respeito do tema.

O PL 311/07 trata da possibilidade de voto via internet para os menores de 18 e maiores de 16 anos, para quem o voto é facultativo. A autenticação seria por meio de assinatura digital.

Eu não conheço muito sobre essa tecnologia de certificação digital, então não sei o nível de segurança oferecido, mas esse é justamente o critério que poderia mudar a minha opinião. Caso seja seguro, ou ao menos tão seguro quanto o meio que utilizamos hoje, acho uma ótima iniciativa e dou o meu apoio. Eu sou completamente a favor das iniciativas do governo para modernizar e informatizar suas proóprias instituições e seus próprios atos, é claro que isso fica ainda melhor se acrescido de iniciativas de melhorar o acesso à tecnologia para a população em geral.

Das justificativas para o projeto, destaco:

O Brasil se destaca no cenário mundial como o país detentor do mais moderno meio de votação digital já utilizado.(…) A fim de permanecer nessa vanguarda, torna-se mister continuar aprimorando o processo eleitoral. Este projeto tem a pretensão de iniciar o processo de votação via rede mundial de computadores – Internet – ao prever essa possibilidade principalmente ao público que mais se utiliza dessa nova ferramenta digital disponível, ou seja, os jovens entre dezesseis e dezoito anos

You may also like...

4 Responses

  1. Ostrock says:

    A certificação digital é um sistema seguro, porém depende muito de sua utilização.

    Esse é mais um projeto que se aprovado não vai “pegar”, a maior parte dos brasileiros se quer tem acesso a um computador, e a ertificação digital ainda é muito cara utilizando-a somente quem tenha um objetivo certo para isso, não há, para nenhum jovem entre 16 e 18 anos a necessidade de adquirir a certificação, por isso é um projeto/lei fadado ao insucesso.

    Quanto ao sistema eletrônico de votação ele está sedo amplamente atacado pois vários meios de fraudá-lo estão sendo descobertos.

  2. Jonny says:

    As pessoas não sabem, mas se você utilizar a certificação digital, seu imposto de renda é analizado antes, ou seja, sua restituição sai antes.

    Mas ninguém tem $$$ para ficar pagando para tirar uma.

    Quanto ao sistema de fraudes de contabilidade dos votos, vale lembrar que qualquer jeito de se votar é passível de fraude na contabilidade.

    Só que a desvantagem desse jeito eletrônico é que uma única pessoa pode fraudar toda a eleição.

  3. Danielle Toste says:

    É, vocês estão certos.

    Ainda assim, concordo com o Jonny que é possível fraudar qualquer sistema de votação, então, por enquanto, ainda prefiro o eletrônico.

    Acho que esse negocio de voto pela internet talvez não pegue, mas seria legal se desse certo.

  1. 09/09/2007

    […] – Voto nas eleições via internet [Sapere Aude] [Info & lei – Ostrock] 04′10” – Transmissão de julgamento pela internet e o […]

Leave a Reply

Your email address will not be published.